quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Chove

Chove tanto!!
Hoje cheguei a casa a pingar e juro-vos que me senti dentro de um barco, o próprio do autocarro, a flutuar num autêntico rio, as ruas de Roma... E só pensava que me tinha esquecido do chapéu e que ainda tinha de apanhar mais um autocarro... Dio mio! E corri e molhei-me e entrou-me água para dentro dos sapatos e saltei por cima do "rio" e desviei-me de pessoas e senti o meu cabelo a escorrer e não, não consegui apanhar o autocarro! A sorte é que um senhor teve a gentileza de me oferecer um lugarzinho debaixo do seu chapéu...grazie mile!!
Ao menos quando cheguei a casa tinha uma sopinha deliciosa, prontinha, à minha espera, feita pela Sara, claro... Mas com tanta correria, não se admirem se me acharem mais magra!
Melhores dias virão!

Tivoli

O namorado da Joana chegou e eu e a Sara decidimos fazer coisas de "namoradas" e fomos passear a Tivoli! Ah pois é!
Tivoli é uma cidade pequenina no meio das montanhas e, segundo o guia da American Express, era o local preferido pelos romanos para fazer férias, logo está repleto de Vilas e jardins e fontes...um ambiente muito agradável.




Fizemos 1 hora de viagem e vimos as montanhas

Quando chegamos, a Sara até tinha um lugar só para ela nos deficientes







Deliciamo-nos com as pontes, as fontes e a vista
Só é pena que tenhamos escolhido o dia em que a hora mudou e tudo ter fechado mais cedo...




Ficamo-nos pelas fontes, as praças, as igrejas, as feirinhas de noite e a paisagem ao som de uma cascata, que não conseguimos ver devido ao "avançado" da hora.

Mas voltamos para casa felizes... e muito cansadas.

domingo, 26 de outubro de 2008

Ainda vivem

Quero dizer às minhas queridas amigas e primeiras visitas, que trouxeram cor a esta casa, que as plantinhas continuam vivas, lindas e coloridas! Obrigada.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Hoje na minha faculdade

"AH! QUEREM uma luz melhor que a do Sol!
Querem prados mais verdes do que estes!
Querem flores mais belas do que estas que vejo!
A mim este Sol, estes prados, estas flores contentam-me.
Mas, se acaso me descontentam,
O que quero é um sol mais sol que o Sol,
O que quero é prados mais prados que estes prados,
O que quero é flores mais estas flores que estas flores -
Tudo mais ideal do que é do mesmo modo e da mesma maneira!" AC

















quinta-feira, 23 de outubro de 2008


Saudades desse lado aí.


O que vale é que continuo rodeada de pessoas especiais.

O tempo


Sempre que o sol desaparece e o dia fica cinzento acho por bem escrever aqui, visto que desde que estou em Roma o mau tempo é coisa rara e já estamos em Outubro...até temo o verdadeiro Outono.


Hoje fez frio.



segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Um a aventura em Perugia

Ontem foi dia de ir à feira do chocolate em Perugia, a mais ou menos 200km de Roma. Devo dizer que foi uma verdadeira aventura, desde irmos sentadas no chão do comboio porque, simplesmente, não havia lugares e o número de pessoas em pé era maior do que sentadas, passando por um autocarro a abarrotar, para subir até à zona antiga da cidade, até termos de correr e empurrar para conseguirmos lugares na volta...mas como devem imaginar, sujamo-nos, fartamo-nos, enchemo-nos de muito chocolate!!
Perugia é muito bonito, mas para dizer a verdade, perdi mais tempo a andar de barraquinha em barraquinha a receber chocolates! Meu Deus, como é bom comer chocolate!! Bebi um chocolate quente, cheio de especiarias e de aromas fantásticos, delicioso! E o melhor de tudo, é que tudo isto se passou perante uma vista maravilhosa sobre as montanhas que rodeiam Perugia, com uma companhia muito boa e divertida e com muitas calorias à mistura!













E no fim...perdemos o comboio!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Buongiorno Italia


Laciatemi Cantare Con La Chitarre In Mano
Laciatemi Cantare Sono Un Italiano
Buongiorno Italia, gli spaghetti al dentee un partigiano come presidente
con l’autoradio sempre nella mano destra, un canarion sopra la finestra
buongiorno italia con i tuoi artisti,con tropp’ america sui manifesti,
con le canzoni con amore, con il cuore, con piu donne e sempre menu suore.
Buongiorno Italia, buongiorno Maria con gli occhi pieni di malinconia
Buongiorno Dio, lo sai che ci sono anch’io.
Laciatemi cantare con la chitarra in mano
Laciatemi cantare una canzone piano piano
Laciatemi cantare, perché ne sono fiero.
Sono un Italiano, un Italiano vero
Buongiorno Italia, che no si spaventae con la crema da barba alla menta,
con un vestito gessato sul blu e la moviola la domenica in TV.
Buongiorno Italia col caffè ristretto,
le calze nuove nel primo cassetto,
con la bandiera in tintoria e una 600 (sechenta) gui di carrozzeria.
Buongiorno Italia, buongiorno Maria con gli occhi dochi di malinconia
Buongiorno Dio, lo sai che ci sono anch’io.
Laciatemi cantare con la chitarra in mano
Laciatemi cantare una canzone piano piano
Laciatemi cantare, perché ne sono fiero.
Sono un Italiano, un Italiano vero

(lol)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

As aulas.

As aulas começaram, finalmente, a parecer aulas, com os professores a darem matéria e não a fazerem apresentações só para ocupar tempo - esta gente é mesmo desorganizada e preguiçosa - convencidos de que aquilo serve para alguma coisa.
Enfim, já tenho tido aulas a sério e vou fazer cadeiras giras, como Cenografia, Mobiliário ou História Urbana de Roma. Gosto especialmente desta última, porque o objectivo é conhecermos pormenorizadamente Roma e o professor é simplesmente fantástico e muito especial. É um senhor amoroso, com os seus 60 anos e cego, por isso o nosso exame, ao invés de ser escrito, será uma conversa com ele. Parece interessante!
Cenografia também vai ser bem divertido, porque vou poder ir a Madrid durante uma semana para realizar o projecto de Cenografia que criarmos cá. Uma experiência única! O espaço que nos foi destinado é, simplesmente, inspirador. Trata-se de um bairro abandonado, vadalizado, a cair e cheio de graffitis onde, para além de construirmos e montarmos todo o cenário, também vamos poder representar, visto que não há dinheiro para contratar profissionais!
Pois é, para já parece estar tudo a correr muito bem, é que para além de todas estas coisas boas, descobri, com a Joana, uma forma mais rápida de chegar ao "fim-do-mundo"!! Quer dizer, isto enquanto não compro uma bicicleta, porque aí vai ser bem mais rápido e ainda vou ter o previlégio de passear pela cidade logo de manhã! Para já, apanho comboio, metro e ainda ando uns 15 minutos a pé, mas sabe muito bem, porque passeio por um jardim lindo, já no "fim-do-mundo", com árvores cheias de folhas amarelas a denunciarem o Outono e respiro ar puro e preparo-me para mais um dia a tentar compreender o italiano rápido do professores.
Ai...mas quando eu tiver a minha bicicleta...









Este jardim vai ser mais um daqueles sitios que vou frequentar muito, só para esquecer todos os problemas que existirem à minha volta!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A minha Faculdade




A minha nova faculdade tem jardins muito bonitos, fica no fim-do-mundo e os professores falam tão rápido que até têm dificuldade em respirar e nós não percebemos nada, mas gosto dela na mesma.

Je suis malade. Sono Malata.

Pois é, estou doente. Isto de não estar habituada a esta constante mudança de temperatura dá em constipação e daquelas bem chatas, já a dar para a gripe.
Enfim, já estou melhor, mas ainda não respiro pelo nariz e tenho que dormir na sala para não acordar a Joana com tanta tosse! O que vale é que tenho uma quase médica cá em casa, a Sara cuida muito bem de mim.

A presto!

domingo, 12 de outubro de 2008

John Legend

Para quem não conhece fica aqui um cheirinho do que ouvi ontem à noite. Para quem conhece...delicie-se!



(borracha...gosto mais desta!)

Noite de concerto

Ontem foi noite de concerto, grátis! Pois é, parece que a MTV italiana e a Coca-Cola estão muito generosas e resolveram oferecer vários concertos a quem quisesse ver. Entre algumas bandas italianas, tivemos o prazer de aplaudir, bem perto do palco, John Legend e The Cure...Sim, morram de inveja, porque vi John Legend ao vivo e não paguei um euro que fosse!
Senti-me uma miúda de 15 anos a saltar e a dançar de felicidade, quase, quase histeria, por estar ali a ouvir a voz fantástica daquele senhor. Amei...e fotografei!




As letras das músicas é que nem sempre são as melhores.


"As I look back on all that I've done to you/My biggest regrets/The things that I never could do/I see the light now baby/ it's shining through/Gotta give up the game/Yeah I got some changin' to do/I won't get high if you want it/Get that straight/9 to 5 if you want it/Keep my ass home at night if you want it/Whatever you need me to do/When you talk I'ma listen/Give you all that attention you missing/ Girl I swear I'ma handle my business/Just like a real man should do/I can change/I can change (you know I can change baby)/I can change/For you (you know I can stop baby)/I can change (you know I change baby)/I can changeI can change/For you (you know I can stop baby)"



Valha-nos a voz!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A alegria é a melhor coisa que existe!

É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Senão, não se faz um samba não













Piazza Cavalieri di Malta
Hoje, eu e a joana não tivemos aulinhas e a Sara ainda está de férias, por isso achamos por bem visitar o tão falado sitio, a Piazza Cavalieri di Malta.
Diziam por aí que há lá uma porta muito especial, porque se olhassemos pela sua fechadura conseguiriamos ver a cúpula da Basílica de São Pedro enquadrada na dita cuja... E não é que é verdade? É LINDO! O melhor de tudo é que fica num sítio com uma vista privilegiadissima sobre Roma, o que, juntamente com o bom tempo, nos permitiu tirar umas fotos bem giras!
Este é concerteza mais um local a visitar sempre que possível! Podemos visitar duas igrejas lindas e relaxantes e passar a tarde num parque cheio de verde, muitas crianças a brincar e uma estátua de Joana D'Arc!
Hoje soube mesmo bem passear com estas duas companheiras e amigas e rir...rir muito. São estes momentos que nos ajudam a suportar as saudades de tudo o que ficou do lado de lá, ou desse lado aí! Obrigada.